Nada de Palmadas


Image and video hosting by TinyPic
Palmadas Não!

Educar conversando.
É o que estabelece o Projeto de Lei 2.654/03 da deputada federal Maria do Rosário, do PT do Rio Grande do Sul .O projeto de lei assinado nesta quarta (14) pelo presidente Lula  e enviado ao Congresso proíbe a prática de castigos físicos em crianças.De acordo com a deputada Maria do Rosário, a agressão física deseduca e deve ser proibida, sob pena de os pais serem encaminhados a programas oficiais ou comunitários de proteção da família. Caso seja aprovado, os pais ficarão proibidos de dar uma simples palmada nos filhos, porque o projeto proíbe qualquer tipo de castigo, inclusive castigos moderados. 
Os pais que derem palmadas nos filhos podem ser encaminhados ao programa oficial ou comunitário de proteção à família . Se descumprirem a lei,  realizarão serviços comunitários e poderão passar por tratamentos psicológicos e psiquiátricos. Depois de apresentado na Câmara há dois anos, o projeto foi analisado pelas comissões de Educação e Cultura e de Seguridade Social e Família.
Se aprovado agora pela Comissão de Constituição e Justiça, será encaminhado para o Senado, sem passar pelo plenário da Câmara.
Segundo seus defensores, a proposta está respaldada na legislação brasileira, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, que estabelece que as crianças e adolescentes não podem ser vítimas de qualquer tipo de violência.

Image and video hosting by TinyPic
Entre os internautas,a polêmica é grande.
Eu particularmente como mãe que sou,acho que a famosa palmadinha,não traz beneficio algum na educação da criança embora as vezes seja preciso.Embora ache que essa lei de certa forma é uma invasão nos lares familiares, penso também que ninguém gosta de apanhar.Acho até que acaba prejudicando o comportamento e desenvolvimento da criança.Por que pra mim quem apanha, também aprende a bater.E depois sabemos que hoje em dia ,muitas vezes é dentro da própria casa que crianças são agredidas,pelas pessoas que deveriam protegê-la.E talvez essa nova lei possa ajudar a melhorar isso.
Por outro lado sou a favor do castigo.Diálogo e castigo.Colocar de castigo, eu acho uma forma eficiente de dar limites para a criança.A intenção é mostrar que seu comportamento foi errado e não deve se repetir.Acho que sempre dá certo, faz a criança parar, embora não impeça que ela repita depois.Mais é uma forma de punição.Demonstrar com voz firme que não gostei da atitude dela,deixar claro desde cedo"quem esta no comando".Adotei o castigo desde cedo e nunca tive problemas,aqui em casa realmente funciona.Sei que cada caso é um caso,depende da idade da criança,etc,mais acho que uma punição na hora certa traz benefícios.Educar um filho não é uma tarefa fácil,até por que acho que não seria muito "normal" se uma criança aceitasse passivamente todos os "nãos" ou obedecesse sempre aos pais.Criança deve ser tratada com amor,atenção,respeito,mais sem mimos.Acho que é o excesso de mimo que estraga a educação dos filhos.Mimar não é educar e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo e qualquer comentário será moderado antes de ser publicado.
comentarios ofensivos,racistas ou de qualquer tipo de descriminação serão removidos.
Os comentários publicados no Blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os comentarios não refletem a opinião da autora.