Falar sem pensar 
É atirar sem mirar
 "O sábio não
diz o que sabe:o tolo
não sabe o que diz".

Certa vez uma jovem foi conversar com o bom homem,São Filipe Neri,para confessar seus pecados.Ele já conhecia uma de suas falhas:não que ela fosse numa pessoa má,mais costuma falar mal dos vizinhos,deduzindo histórias sobre eles.Essas histórias passavam de boca em boca e acabavam fazendo mal sem nenhum proveito pra ninguém.
São Filipe lhe disse:
"Minha filha,você age mal falando dos outros,tenho que lhe passar uma penitência.Você deverá comprar uma galinha no mercado e depois caminhar para fora da cidade.Enquanto for andando,deverá arrancar as penas e ir espalhando-as.Não pare até ter depenado completamente a ave.Quando tiver feito isso,volte e me conte."
Ela pensou com seus botões que era mesmo uma penitencia muito singular!Mais não discutiu.Comprou a galinha,saiu caminhando e arrancando as penas como ele lhe dissera.Depois voltou e contou a São Filipe.
"Minha filha ,disse ele,você completou a primeira parte da penitência.Agora vem o resto".
"Sim,o que é padre?"
"Você deverá voltar pelo mesmo caminho e pegar todas as penas que você espalhou."
"Mas Padre,é impossível"A essa hora,o vento já as espalhou em todas as direções.Posso até conseguir algumas,mais não todas!"
'É verdade minha filha.E não é isso mesmo que acontece com as palavras que você deixa sair?Não é verdade que você inventa histórias que vão se espalhando por ai,de boca em boca,até ficarem fora do seu alcance?
Será que você conseguiria segui-las e cancela-las,se desejasse?"
"Não, Padre".
"Então minha filha,quando você sentir vontade de dizer as coisas indelicadas sobre seus vizinhos,feche os lábios.Não espalhe essas penas pequenas e maldosas,pelo seu caminho".

Do livro Códigos da vida.

4 comentários:

  1. Olá querida amiga vim te convidar a participar do 4º Pena de Ouro o convite está na minha Ilha acima das postagens. Estou te esperando no ostra, seja como participante ou apreciadora da poesia. beijos no coração!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom dia Amiga!
    Lindo e sábio texto.
    é uma verdade, quando falamos sem pensar, depois podemos pagar por isso, pois a dor injusta que causamos ao coração do nosso próximo,poderá nos colocar em sérios apuros. Vindo a vir a pagar pela mau que causamos, mais cedo ou mais tarde.
    Tenha um lindo dia, coberto pelo Amor de Deus!
    abraço Amigo.
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amiga,
    Vim lhe contar que fiz um blogzinho especial para os selinhos que voce me ofereceu, os quais sao lindos! obrigada. Quando poder deia uma olhadinha obrigada.http://selinhosemimosqueganheideblogsamigos.blogspot.com/
    Seu texto é lindo!
    Tenha um lindo dia coberto de muita Paz Alegria e Amor
    Abraço Amigo
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  4. Bom dia amiga
    venho te oferecer o selinho de seguidora. Está lá a sua espera. tenha um lindo dia.
    bjssssssssss
    Maria Alice

    ResponderExcluir

Todo e qualquer comentário será moderado antes de ser publicado.
comentarios ofensivos,racistas ou de qualquer tipo de descriminação serão removidos.
Os comentários publicados no Blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os comentarios não refletem a opinião da autora.