Falando de Espiritismo
Estou conhecendo o espiritismo frequentando o centro e recebendo passes, lendo livros,mais preciso ler mais e estudar muito o espiritismo,a leitura do evangelho espírita etc...È um longo caminho...quero conhecer e estudar as obras de Allan Kardec,André Luiz,e outros estudiosos do espiritismo.
Acredito que somos seres eternos, que morremos apenas em plano físico e que nosso espírito vive aprendendo e se renovando.Começo a compreender coisas que antes eu não compreendia.O estudo, as leituras, as reflexões,os ensinos de Jesus sobre o amor, a caridade,a brandura, o desapego a bens materiais,o respeito pelo próximo.
Encontramos muita compreensão através do espiritismo.Não estou fazendo essa postagem para debater religião,O Espiritismo é uma Doutrina.Doutrina de cunho Científico, Filosófico e Moral.
Deus é um só independente da sua religião.
A Doutrina Espírita

Nos ensina  a buscar a verdade, dando a cada um a certeza de que a vida física é rápida como um relâmpago, sem deixar de ser uma obra de Deus, e por isso temos obrigações com ela, renegar a caridade e a humildade, é abandonar o remédio que salva o homem.Jesus sempre pregou a humildade e a caridade, não só pregou como nos deu exemplo.Caridade e humildade são virtudes que o homem sempre tem de lutar para possuir, e na Doutrina Espírita é o lema do bem viver, tanto que na fachada de muitas Casas Espíritas está escrito: Deus, Cristo e Caridade. Deus é o Pai onipresente, justo que nos perdoa infinitamente através da lei da reencarnação.Sem a caridade continuamos egoístas, orgulhosos e falsos, caridade é o pão que o homem precisa multiplicar para conquistar a salvação.Sem caridade no coração, continuamos contra o nosso próximo, lutando contra ele e cada vez o que o fazemos estamos indo contra Deus, porque não podemos amar a Deus, desprezando um só dos seus filhos.

Pelo espírito,
Luiz Sérgio

O que é espiritismo e Quais são seus princípios básicos?
O termo "Espiritismo" é sinonimo de Doutrina Espírita, porém, frequentemente, é utilizado erradamente para designar qualquer prática do mediunismo (comunicação com os Espíritos), ou confundido com cultos afro-brasileiros (Umbanda, Candomblé, entre outros).
O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec.
Surgiu na França, há mais de um século. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral).
Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados.
O Espiritismo possui cinco princípios básicos, de onde procedem todas as suas práticas:

1 - A existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte.
2 - A reencarnação.
3 - A lei de causa e efeito.
4 - A comunicação entre o mundo material e espiritual.
5 - A evolução progressiva dos Espíritos.

Espiritualismo e Espiritismo são a mesma coisa?
Espiritualismo é o oposto do materialismo. Este, como se sabe, é o grande móvel da derrocada do homem, com sua doutrina imediatista, egoísta e exclusivista. Todas as religiões que acreditam existir no homem uma individualidade (alma ou Espírito) que sobrevive à morte do corpo carnal são espiritualistas. Entretanto, nem todo espiritualista é espírita.
O Espiritismo, como já citamos, também acredita na sobrevivência do Espírito e sua comunicação com o mundo material, contudo, tem sua base científica, filosófica e religiosa (moral) pautada na Codificação de Allan Kardec e no Evangelho de Jesus Cristo. Portanto tem um corpo doutrinário-filosófico organizado, utilizado por seus adeptos em suas vidas cotidianas e nas sociedades espíritas.

O que é um centro espirita e o que se faz lá?

O Centro Espírita é uma casa religiosa onde se ensina, pratica, estuda e divulga a Doutrina Espírita. Em suas atividades estão incluídas palestras públicas, nas quais são comentados ensinamentos da Codificação Kardequiana e do Evangelho de Jesus, além de assistência espiritual e material aos necessitados.
O socorro espiritual é obtido através do atendimento individual àqueles que se encontram em aflição e desequilíbrio, com orientações e passes como fonte de regeneração e amparo. Também inclui sessões espíritas reservadas onde se lida com a mediunidade na área da desobsessão (perturbações espirituais), sem a participação dos necessitados, onde são esclarecidos e afastados Espíritos sofredores ou de corações endurecidos que porventura sejam a causa de seus problemas. Ao procurar um Centro Espírita, todos poderão receber orientação individual através de entrevistas particulares, participar de palestras públicas e receber passes.

O socorro material, por sua vez, considerado como uma atividade paralela, mas de grande importância, é dado através da assistência a necessitados em forma de alimentos, vestuário, abrigo, remédios, etc. Os recursos são obtidos através de uma variedade de promoções realizadas em cada Centro Espírita, como almoços, jantares, bazares beneficentes, campanhas de arrecadação de alimentos etc..È um local de paz, harmonia,de oração e de trabalho,é uma escola de formação espiritual e moral, baseada no Espiritismo, ou seja, nos ensinamentos de Jesus, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita.
É posto de atendimento fraternal a todos os que o procuram com o propósito de obter orientação, esclarecimento e ajuda.
Seus Objetivos

 Promover o Estudo, a Difusão e a Prática da Doutrina Espírita atendendo e ajudando às pessoas:
- que buscam orientação e amparo para seus problemas espirituais e materiais;
- que querem conhecer e estudar a Doutrina Espírita;
- que querem exercitar e praticar a Doutrina Espírita, em todas as suas áreas de ação.
Suas Atividades Básicas
 1. Divulgação da Doutrina Espírita (por todas as formas e meios compatíveis com os princípios doutrinários): palestras, aulas, grupos de estudos, livros, etc.
2. Assistência espiritual (orientação e ajuda às pessoas com necessidades espirituais): atendimento fraterno, exposição de temas espíritas, estudo do evangelho à luz da Doutrina Espírita, passes e atividade mediúnica.
4. Assistência e promoção social (orientação e ajuda às pessoas com necessidades materiais): assistência através da distribuição de alimento, roupa e remédio, e promoção através de cursos de orientação, ensino e formação profissional.

fontes de pesquisas:
http://www.luzdoespirito.com.br/
http://www.forumespirita.net/
Grupo Espírita Bezerra de Menezes
Trecho extraído do livro O ESPÍRITO E O TEMPO, de autoria de J. Herculano Pires.

Um comentário:

  1. Oi Micarla, quanto tempo! Vim fazer uma visita e ver as novidades. Estou um pouco ausente das visitas e a medida que meus seguidores cresceram ficou muito difícil visitar todos. Porém, não esqueço as amigas e sempre que posso estou em meu blog. Paz de Cristo para você! Bjos

    ResponderExcluir

Todo e qualquer comentário será moderado antes de ser publicado.
comentarios ofensivos,racistas ou de qualquer tipo de descriminação serão removidos.
Os comentários publicados no Blog são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os comentarios não refletem a opinião da autora.